No dia 28 de outubro os católicos celebram São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
Conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e das causas impossíveis e desesperadas, o santo é padroeiro de uma paróquia na zona norte de Lavras.
A programação se inicia na próxima sexta-feira (19) com missas, novenário e procissão em preparação para a festa. O tema da festa deste ano será: “Vocação: Graça e Missão”.
História
Nascido na Galileia, São Judas Tadeu era primo de Jesus, já que seu pai Cléofas foi irmão de São José. A mãe dele era Maria Cléofas, prima-irmã de Maria Santíssima e esteve ao pé da cruz quando ele foi pregado e morto. São Judas Tadeu teve quatro irmãos: Tiago Menor, José, Simão e Maria Salomé.
Considerado um dos apóstolos mais fervorosos, São Judas Tadeu pregou o Evangelho mesmo vivendo em um período de sofrimentos e perseguições na Judéia, Samaria, Idumeia e, principalmente, na Mesopotâmia. Nesse último lugar, os relatos apontam que inúmeras almas foram convertidas ao cristianismo.
São Judas Tadeu foi morto com golpes de machadinha, na Pérsia, em 28 de outubro, e o martírio selou a fé do religioso. Os restos mortais dele foram depositados na Babilônia e depois transladados para a Basílica de São Pedro, em Roma. Até hoje, inúmeros peregrinos vão venerá-lo.