O artista plástico Ricardo Sette entregará uma nova obra de sua autoria para o Centro Universitário de Lavras (Unilavras).
A peça é uma recriação do “Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio”, icônico desenho feito pelo artista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) por volta de 1490. A ilustração representa inúmeros elementos, como: a harmonia e a proporção do corpo humano, o número de ouro da matemática, a beleza e a centralidade do homem.
Tendo sua marca registrada, a obra de Sette é feita a partir de elementos de sucata, contendo facas de uma roçadeira, lâmina de serra circular e retalhos de chapa. O quadrado mede 140 cm de lado e o círculo 180 cm de diâmetro.
Com este desenho, Da Vinci se propôs a capturar, por meio da ciência e da arte – que para ele eram uma coisa só – a perfeição do corpo humano. Mas o desenho foi também uma resposta para um antigo problema arquitetônico sobre as proporções relativas de edifícios e homens.
Professor aposentado do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Sette realizou inúmeras exposições, tendo obras de sua autoria em seu sitio e também no campus da universidade em que trabalhou.