O PT (Partido dos Trabalhadores) reconheceu na noite desta segunda-feira (29.jul.2024) a vitória do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido de Venezuela, esquerda). Em nota, a legenda “saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral” e diz que o pleito foi uma “jornada importadora, democrática e sóbria”.
“É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais”, diz o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O PT também afirma que “seguirá vigilante” para contribuir para que os problemas da América Latina e Caribe “sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.
Lula, principal nome da legenda, ainda não se manifestou. O governo brasileiro segue em cima do muro. Anunciou que só irá se pronunciar depois que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão venezuelano controlado pelo regime chavista, divulgar os dados integrais das eleições, o que pode ser feito até sexta-feira (2.ago).