Após os dias carnavalescos, as cinco paróquias lavrenses se preparam para dar início ao Tempo Quaresmal, que começa nesta quarta-feira (14), com a tradicional Missa de Cinzas (veja programação abaixo).
A Quaresma é um convite para a reflexão, oração, sacrifício e penitência. Durante a celebração os fiéis recebem as “cinzas”, como sinal de penitência e compromisso com a conversão.
As cinzas utilizadas neste rito provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A elas, mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Receber as Cinzas sobre a cabeça faz com que o cristão católico lembre de sua condição humana, frágil, transitória e exposta a falhas e retrocessos.
Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Paróquia São Judas Tadeu
Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Paróquia São Sebastião
Paróquia Sant’Ana