sexta-feira , 31 outubro 2025
Lar Notícias Programa de capacitação profissional gratuita será oferecida em Lavras
Notícias

Programa de capacitação profissional gratuita será oferecida em Lavras

Programa disponibilizará 8,1 mil vagas em 101 municípios mineiros.

Lavras será uma das cidades a receber o Programa Minas Forma, iniciativa pioneira desenvolvida para oferecer cursos gratuitos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) é responsável pelo desenvolvimento do Minas Forma, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac em Minas), que pertence ao Sistema Fecomércio MG.

O programa terá início com a disponibilidade 8,1 mil vagas, divididas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios Minas Gerais. Nesta fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

Para a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane Miriam de Souza, a iniciativa se insere no crescimento do setor no estado, fruto de políticas públicas da Secult-MG e da vocação dos setores ligados à economia da criatividade. O Minas Forma, portanto, foi desenhado para qualificar a mão de obra e suprir demanda do mercado de trabalho e em acordo com os setores que mais abrem vagas.

Bolsa-auxílio

Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula, e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio.

Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular em sala de aula.

Modelo

Com formações de curta duração voltadas para conteúdos práticos de ofício, e desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, o programa visa permitir a preparação dos beneficiários para o mercado de trabalho e exercício da autonomia, por meio da ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda. Os cursos de formação profissional serão oferecidos pelo Senac, conforme contrato.

O cronograma das turmas foi definido pelo Senac e a Sedese-MG é responsável pela mobilização dos municípios contemplados e do público prioritário para formação das turmas.

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público interessado em se formar por meio da capacitação e lideranças locais e instituições parceiras também poderão encaminhar novos alunos para matrícula.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Zema vê sucesso em operação e critica influência cultural do crime

Durante coletiva que marcou o anúncio da criação de um consórcio interestadual...

Docente do Unilavras representa cidade em congresso nacional

O professor Pablo Ramon Rodrigues, docente do curso de Educação Física do...

Lavrense vai participar da maior maratona do mundo

A Big Apple se prepara para acolher a corredora Rosália Aparecida Gomes...

Mega carga passa por Lavras nesta quarta-feira (29)

A megacarreta de 123 metros de comprimento e 44 eixos, carregada com...