O Governo de Minas informou nesta terça-feira (24) que o Presídio de Lavras será inaugurado em 2026. A nova unidade ficará localizada no km 340 da na BR 265.
O novo complexo, juntamente com novos presídios de Itaúna (306 vagas) e Frutal (388) e Poços de Caldas (600 vagas), deverão suprir a demanda histórica por vagas no sistema prisional e garantir melhores condições de custódia e ressocialização.
O estado pretende entregar 2,7 mil vagas em presídios e penitenciárias. Há obras de novas unidades sendo erguidas, construções que estavam paralisadas há anos que estão sendo, enfim, finalizadas, além ampliações de unidades importantes entregues.
Todas as novas unidades têm a ressocialização dos custodiados e a segurança e qualidade de trabalho dos servidores como foco. São estruturas construídas especificamente para o incentivo ao trabalho e ao estudo, com espaços para salas de aula e para a capacitação e profissionalização dos detentos.
O presídio de Lavras, cuja construção teve início em maio do ano passado, será referência em tecnologia, automação e ressocialização e é fruto de um termo de compromisso firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público e a empresa Vale.
Com a construção do novo presídio, a atual unidade, que é localizada em área urbana, será desativada, o que é uma antiga demanda da população local.