Você sabia que esta sexta-feira (6) é considerada o Dia do Sexo? Sim, a data realmente existe – e costuma ser bem celebrada nas redes sociais. Mas você faz ideia do motivo?
Bom, primeiro, a alusão óbvia: 6 de setembro, em números, é igual a 6/9. A data é associada diretamente à posição sexual 69 (meia-nove). Foi daí que surgiu a ideia de uma marca de preservativos lançar mão dessa “coincidência” para surfar com uma jogada de marketing.
Em 2008, a campanha publicitária da Olla se engajou em favor da criação do Dia do Sexo. A ação foi um sucesso e ganhou adeptos nos anos seguintes, com mais empresas embarcando nessa pegada comercial.
Oficialmente, o Dia do Sexo não consta no calendário e não é uma data comemorativa de fato no Brasil, mas a ideia ganhou tanta força na última década que é sempre lembrada quando chega o 6 de setembro.
Afinal, como a bem-humorada e criativa propaganda afirmou, “se existe Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados, por que não existir um Dia do Sexo, que deu origem a tudo isso?”.
Nesse tom descontraído, boa parte dos portais de notícias e das próprias marcas veem a data como oportunidade para discutir a necessidade de usar preservativos, derrubar alguns tabus sobre a sexualidade e falar abertamente sobre prazer.