Nesta quarta-feira (01) militares da 6°Cia PM MAmb desencadearam a OPERAÇÃO PIRACEMA 2023-2024 voltada à proteção e preservação da fauna ictiológica no Reservatório de Furnas, Zona Rural dos municípios de Campo Belo, Aguanil e Cristais/MG.
Durante a execução da operação, foram realizadas diversas atividades voltadas a prevenção, detecção e repressão de infrações administrativas e/ou crimes contra o meio ambiente, principalmente, pescas predatórias, visando a garantia do período de “DEFESO”.
A Piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque todos os anos eles nadam rio acima para realizar a desova. Durante o fenômeno da piracema a pesca é restringida por lei, uma vez que os grandes cardumes se encontram no seu período de reprodução. A captura de grandes quantidades desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição drástica da população de uma determinada espécie.
A operação se efetivou por meio de patrulhamento aquático embarcado e desembarcado, além do uso de aeronave RPA/Drone, equipamento de suma importância no trabalho preventivo e repressivo quando necessário, antecipando a presença policial e angariando imagens fidedignas na busca da verdade real dos fatos.
Com o referido aparato, foi realizado patrulhamento aquático diurno e noturno pelo Reservatório de Furnas, o que resultou na apreensão de apetrechos de pesca (redes de emalhar), os quais são de uso proibido durante o período de defeso. Os militares embarcados também abordaram e orientaram pescadores amadores que exerciam a pesca de espécies exóticas (Tilápia) e alóctones (Tucunaré).
Concomitante ao patrulhamento aquático, policiais em terra realizaram abordagens a pessoas e veículos em atitude suspeita; permaneceram em pontos estratégicos de estradas que dão acesso ao citado reservatório, bem como orientaram pescadores que durante este período só é permitida a captura de três quilogramas mais um exemplar de espécies exóticas e alóctones por jornada de pesca.
Foram realizadas blitz educativas, tanto em área urbana quanto estradas vicinais, com a entrega de panfletos, orientações e apoio policial, com o intuito de prevenir e levar segurança subjetiva a comunidade local.
Polícia Militar do Meio Ambiente em defesa da fauna ictiológica. Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3832-7322 ou pelo e-mail: [email protected]