O poeta já disse: o mundo é uma escola, a vida é o circo. Nada melhor para definir o espetáculo apresentado pelo Circo de Nós, na Casa da Cultura, do que essa frase.
Com danças, contorções, malabares, acrobacias, pirâmides no solo, pirofagia (número circense com uso do fogo) e palhaços, a trupe transformou o espaço num verdadeiro picadeiro na noite desta quinta-feira (16).
A apresentação do Circo de Nós, que é um projeto paralelo do Circo Lumiar, recebeu o apoio da Governo Municipal, proporcionando muitas gargalhadas e momentos prazerosos para o público presente, formado, em sua maioria, por crianças.
A estudante do curso de Química da Universidade Federal de Lavras (Lavras), Jenifer Viera Machado, afirmou que a cidade precisava de um espetáculo circense. “O circo nos traz muita esperança. Sem arte, sem circo, ninguém é nada”. Crianças em vulnerabilidade social que integram outro projeto do grupo, o Faísca, também participaram do espetáculo.
Elisangela Souza trouxe o filho de quatro anos para conferir a apresentação do grupo. “A arte do circo possibilita que a criança saía do mundo dos brinquedos para interagir com outra realidade”, afirmou a dona de casa.
O espetáculo também foi um momento mais que especial para o próprio Circo Lumiar, já que foi a primeira vez que seus membros se apresentaram na Casa da Cultura. “Tudo que a gente imaginou está acontecendo hoje. Queríamos chegar até o público e alcançar os corações”, afirmou o diretor da companhia, Paulo Henrique Viera (PH).
O Circo Lumiar é uma companhia artística fundada em Lavras, tendo como base a arte-educação. Sua missão é transformar a cidade e colocá-la no mapa da cultura mineira, como referência de qualidade.