A Confraria Nota Azul em Clave de Sol e o Instituto Brando Barbosa promoverão um concerto e uma confraternização com o pianista Leonardo Hilsdorf em prol da Associação Mineira de Cultura e Educação (AMCEP) de Lavras.
Ele acontecerá no próximo dia 18 de julho, às 20h, na sede do Instituto Brendo Barbosa (Rua Lopes quintas, 497, no Jardim Botânico), no Rio de Janeiro. Haverá recepção e café, recital e preleção seguida pela confraternização. O concerto integra a série Saraus Clássicos Cariocas e saraus.
Leonardo Hilsdorf é um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros. Bacharel em Piano na Universidade de São Paulo, concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston. Já se apresentou, entre outras, com a Orquestra Filarmônica da Radio France, Orquestra Royal de Wallonie, Sinfônica de Yucatán e, no Brasil, junto a OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais.
A Confraria Nota Azul em Clave de Sol foi criada por iniciativa privada sem fins lucrativos de um grupo de amigos que há décadas se reúne entorno à Música no Rio de Janeiro, com a intenção de acolher projetos de formação de plateia musical e abertura de novos palcos para apresentação de música de câmara e preleções filosóficas, fazendo uma ponte poética entre o Rio de janeiro e a histórica região do Campo das Vertentes no Caminho Velho da Estrada Real em Minas.
O concerto tem curadoria de Marcelo Esteves e Rômulo Pizzolante e co-produção do Maestro Ewerton de Brito (AMCEP) e instituto Pro Bono Brasil (Daniel Gill).
O concerto inclui as obras de Villa-Lobos (Impressões Seresteiras), F. Chopin (Três Mazurkas op. 59 Fantasia Improviso) e Johannes Brahms (Variações op. 21/1) e Ígor Stravinsky (Petrouchka).
Os ingressos podem ser adquiridos neste link.
Educação
O concerto terá seus recursos destinados ao projeto Concerto Didáticos -Etnomusicologia nas Escolas trabalho desenvolvido pela AMCEP em parceria com Confraria Nota Azul em Clave de Sol.
O Projeto consiste em “adotar” uma escola e fazer oficinas para estudantes e professores, músicos e não músicos, com a finalidade de capacitar agentes culturais para introdução de temáticas da cultura popular no ensino formal fomentando a formação de público (plateia); a produção audiovisual com mídias alternativas; e criar uma orquestra popular e coro cênico.
A Etnomusicologia é o estudo das relações entre a música e o modo de vida de um povo (cultura). É uma arqueologia musical, e através desta área de conhecimento podemos identificar processos de formação de território, cultura, movimentos de diásporas e identidades.