Na manhã de domingo, 24, durante a celebração da Santa Missa na Matriz de Sant’Ana, na cidade de Lavras, foi apresentado à comunidade os novos coroinhas. A investidura dos novatos atraiu o olhar e atenção não só dos pequenos, como seus familiares e demais fiéis, presentes na celebração.
Coroinha ou “menino do coro” é uma criança ou adolescente batizado na Igreja Católica que auxilia o padre nas funções do altar. Esta função sempre foi realizada por meninos. Somente em 1994, São João Paulo II autorizou, através da encíclica Redemptionis sacramentum, que meninas também servissem ao altar.
Como até o Concílio Vaticano II a Santa Missa era celebrada somente em latim, nem todos os fieis sabiam o idioma para responder as respostas da Santa Missa. Para isso, era formado um grupo de meninos devidamente preparados no latim para falar as respostas da liturgia. Estes meninos ficavam no Coro da Igreja. Daí então a origem do termo coroinhas ou meninos do Coro.
Já o Acólito é aquele que, na celebração da liturgia ,segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono. A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho.