Primeira mulher eleita para presidir a Câmara Municipal de Lavras, a vereadora Carol Coelho parece ser muitas em uma só. Engenheira Civil por profissão, ela não se cansa de traçar e realizar seus projetos.
A reportagem do Curta Lavras conversou com a parlamentar, numa bela manhã de verão, para traçar um panorama das ideais dessa mulher que não se cansa de edificar o seu legado.
Carol Coelho afirmou que nunca se sentiu incomodada por estar em universo marcadamente masculino, como o do Legislativo, que classificou como “hostil e agressivo”. “O desafio foi aprender com as diferenças e interesses dos colegas. Procurei aprimorar o autoconhecimento e afirmar meus valores”.
Com 38 anos de idade e seu primeiro mandato, Carol afirmou que entrou para a politica com o idealismo de promover uma mudança diante de muitos desafios, trabalhando integralmente na presidência do Legislativo, tendo que abrir mão de sua vida profissional no período.
“O cargo de presidente me trouxe resiliência. A gente precisa ter paciência e compaixão pelo outro. As pessoas atacam a gente sem conhecer”, avalia.
Para a vereadora, é preciso retomar o papel significativo da política, já que muitas pessoas perderam o interesse por ela. “Eu quis mostrar que tem gente trabalhando pela cidade”. Ela citou o apoio do partido Novo e dos grupos Liberta Minas e Ideias Radicais ao longo de sua trajetória.
Gestão
Carol Coelho afirmou que optou por um mandato técnico, para isso abriu um processo seletivo para contratação de sua assessoria pessoal e conta também com uma assessoria jurídica e contábil para auxiliá-la na análise dos projetos legislativos. O serviço é pago com recursos da própria vereadora.
Ela destacou também o projeto Gabinete Itinerante, que percorreu todos os bairros da cidade para ouvir as demandas dos moradores, resultando em mais de 600 requerimentos enviados à Prefeitura Municipal de Lavras.
A vereadora também participou de comissões ao longo de seu mandato, tendo trabalhado como relatora da Comissão de Finanças e Orçamento, a fim de aprimorar seu trabalho de analise dos projetos. Ela cita ainda a Comissão de Ética e Desburocratização, que ajudou a criar, e sua participação na mesa diretora do Legislativo.
Carol Coelho fala com orgulho do seu projeto CAC, espaço localizado na sede do Legislativo, que ajuda cidadãos na montagem, melhoria e encaminhamento de currículos, vagas de emprego, inscrições on-line, entre outros serviços.
“Vivemos um fenômeno preocupante em Lavras. Nós temos uma demanda grande por empregos ao mesmo tempo temos uma oferta significativa de vagas em cursos gratuitos profissionalizantes que não são ocupadas. Precisamos compreender esse fenômeno, pois falta mão de obra qualificada no mercado”, finalizou.
Outro ponto da gestão, lembrado por ela, foi a realização do concurso público que possibilitou que 15 novos cargos fossem criados para melhorar o efetivo da Câmara Municipal. O último concurso do Legislativo havia sido realizado em 2012.