domingo , 26 janeiro 2025
Lar Notícias Operadoras de celular poderão mudar valor de plano durante contrato
Notícias

Operadoras de celular poderão mudar valor de plano durante contrato

As novas regras entram em vigor em setembro de 2025.

Para atender pedidos das operadoras de telefonia, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anulou algumas regras sobre direitos dos consumidores, que foram aprovadas em 2023. Entre os principais pontos está sobre o preço do plano, que poderá ser modificado no meio do contrato.

Um dos pontos anulados é a proibição da prestadora de serviços de telecomunicações –como planos de celular, internet e TV por assinatura– alterar características da oferta durante o seu período de vigência. Ou seja, o valor do plano, por exemplo, poderá ser modificado no meio do contrato. As novas regras entram em vigor em setembro de 2025.

As mudanças, aprovadas na quinta-feira (5), se referem a artigos do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Com consenso da maioria, o Conselho Diretor da Anatel aprovou o voto apresentado pelo conselheiro Alexandre Freire, que discordou do relator, Raphael Garcia. O relator havia votado por rejeitar os pedidos de anulação.

Entre as principais mudanças, conforme a reportagem do G1, estão: alteração da oferta; migração automática; suspensão por inadimplência e a data de reajuste. O trecho do regulamento vedava que as operadoras mudassem as características da oferta, como preço, acesso e fruição, durante o período de vigência do plano.

Para Freire, o Código de Defesa do Consumidor já trata do assunto ao limitar a modificação dos contratos a alterações unilaterais. Ou seja, a operadora não pode mudar os termos da oferta sem que o consumidor aceite as alterações. A norma da Anatel vedava completamente qualquer alteração. Para Freire, esse trecho deve ser anulado porque proíbe alterações de “cláusulas contratuais para beneficiar o consumidor”.

“Eventualmente, será necessário alterar cláusulas contratuais para beneficiar o consumidor, como a inclusão de itens que ela precise, sem que necessite mudar sua oferta. Isso evita que o consumidor seja compelido, por exemplo, a aceitar uma oferta pior do que aquela oferta atual por falta de um item essencial em determinado momento”, justificou.

Fonte: G1

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Radialista Guilherme Henrique volta às ondas do rádio lavrense

Esta sexta-feira (25) marcou a volta do radialista Guilherme Henrique às ondas...

UFLA e ACIL discutem parcerias para aproximar universidade e sociedade

A Assessoria Estratégica de Parcerias e Soluções Integradas (AEPSI) da Universidade Federal...

Lavras: Falta de energia pode comprometer abastecimento de água em bairros

A Copasa informa que, devido à falta de energia elétrica por parte...

Comunidade do Funil vai sediar competição esportiva Cross Triathlon

A Comunidade do Funil sediará uma competição esportiva de Cross Triathlon. Uma...