A onda de calor deve durar mais tempo em Lavras e outras cidades de Minas Gerais.
É o que indica o novo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa quinta-feira (2 de maio), o comunicado emitido, por exemplo, abrangia 493 cidades até este sábado (4 de maio).
Agora, essas mesmas cidades vão passar pela onda de calor até segunda-feira (6 de maio).
O instituto emitiu um novo alerta que engloba 145 cidades mineiras também em onda de calor.
Esse comunicado, entretanto, vai até domingo (5 de maio). Nessas duas situações, os municípios podem registrar temperatura 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.
O período também exige cuidados coma saúde. Veja algumas dicas para se hidratar:
1. Não confie apenas na sede
A sensação de sede é um sinal de que nosso corpo precisa de água, mas ela pode ser diferente de pessoa para pessoa e variar de acordo com a idade. Então, não espere a sede chegar, beba água com frequência.
2. Evite bebidas diuréticas
É comum no verão as pessoas se refrescarem com uma infinidade de bebidas. No entanto, algumas delas podem ter o efeito oposto à hidratação. É o caso de alguns chás, como o de hibisco e o mate. Além disso, as bebidas alcoólicas, também, estimulam a diurese.
3. Coma alimentos ricos em água
Melancia, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate são exemplos de alimentos que possuem bastante água em sua composição. Além de ajudar organismo com a hidratação, garantem vitaminas e sais minerais importantes para a nossa nutrição.
4. Cuidado com o sol
A exposição prolongada ao sol não faz bem para o corpo. Além de contribuir para a desidratação, pode trazer danos à pele e, no futuro, acarretar em câncer de pele. Tome sol durante o verão, mas opte pelos horários da parte de manhã (até às 10h) e no fim da tarde (após às 16h) e não se esqueça do protetor solar.