O número de casos de dengue em Lavras mais que dobrou nos últimos dez dias. É o que aponta Boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgado nesta quinta-feira (15).
O levantamento mostra que o município registrou 160 casos confirmados da doença contra 66 constatados no penúltimo boletim do dia 5 de fevereiro. No dia 15 de janeiro, esse número chegava a 5 casos. Não há registro de casos de Chikungunya e Zika na cidade.
Lavras, no entanto, segue a rota contrária de Minas Gerais, hoje o segundo estado com maior incidência de dengue e com 70 % dos casos investigados de chikungunya do país. Até o momento, 48 municípios mineiros já decretaram situação de emergência por conta da dengue, sendo que apenas 22 cidades receberão a vacina contra a doença.
Trabalho
Agentes da Vigilância em Arboviroses tem intensificado as ações de combate à dengue em Lavras. Entre os dias 12 e 16 de fevereiro foram realizados 32 bloqueios com UBV (fumacê) em diversos pontos da cidade.
O trabalho visava atender a 78 notificações de dengue nos seguintes bairros: Murad, Centro Norte, Aquenta Sol, Parque Bocaina I, Retiro, Vale do Sol, Santa Filomena, Vila Rica, Joaquim Sales, Jardim Floresta, Cruzeiro do Sul, Campestre I, José Vilela, Klintiana, Vila Rica, Vila Rosalina, Tipuana I, Frigorífico Castelo, Vista do Lago, Vale do Sol, Jardim Glória, Vila Bandeirantes, Judith Cândido, Dona Wanda, Pitangui, Vila São Francisco, Serra Azul, Joaquim Sales, Água Limpa e Ouro Preto.
É importante que o cidadão não deixe água parada, use repelente e se tiver algum sintoma, procure uma unidade de saúde. A dengue mata.