Moradores de 97 municípios do Sul de Minas terão novas empresas operando as linhas intermunicipais de transporte rodoviário a partir deste sábado (25 de janeiro). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) de Minas Gerais, que oficializou, nesta quinta-feira (23 janeiro), a transferência do transporte, até então fornecido pela Expresso Gardênia, para cinco novas empresas.
Com a transferência, a partir do dia 25, as empresas Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul passam a ofertar as 36 linhas operadas para a Expresso Gardênia. Em Lavras, a Empresa de Auto-Ônibus Santa Rita assume a linha que liga a cidade a Belo Horizonte. A Empresa SC Minas Transportes assume a linha que liga Lavras a Varginha.
A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia é resultado de um processo que começou com a Operação Ponto Final, realizada em abril e maio de 2024 pela Seinfra e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A ação de fiscalização identificou graves irregularidades na prestação do serviço, motivadas por denúncias de atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais.