Os últimos dias do verão serão de intenso calor em Minas Gerais. Isso porque uma onda de calor deve afetar o país nos próximos dias, causando aumentos nos termômetros de até 10°C acima do normal para essa época do ano.
O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A Defesa Civil de Minas Gerais também emitiu um alerta sobre essa situação, lembrando a importância da hidratação, uso de proteção solar e roupas leves.
De acordo com o Metsul, o aumento das temperaturas ocorre por causa de uma bolha de calor que se instala sobre o Norte da Argentina e o Paraguai.
Em Minas Gerais, o calor aumenta bastante na segunda metade da semana em várias regiões do estado, com diminuição expressiva da chuva em muitas áreas, propiciando a intensificação do calor.
A chamada terceira onda de calor deve se estender até a próxima sexta-feira (15/3), as temperaturas podem subir entre 5°C e 10°C acima da média em algumas regiões, intensificando o clima seco.
Começa nesta segunda-feira (11/3) a terceira onda de calor de 2024. Até a próxima sexta-feira (15/3), as temperaturas podem subir entre 5°C e 10°C acima da média em algumas regiões, intensificando o clima seco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que, em meio a essa transição do fim do verão para o início do outono, é comum observar mudanças rápidas nos padrões meteorológicos.