A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB) chega à sua 9ª edição – e a primeira de 2025 – nesta quinta-feira (13/2) registrando um recorde na adesão de municípios. Participam do projeto 75 cidades mineiras, das quais 29 são estreantes, um aumento expressivo em relação à edição anterior, que contou com 45 municípios. Serão 120 atividades em 107 equipamentos culturais de diferentes regiões do estado.
A programação da abertura da temporada 2025 pode ser acessada neste link. O evento, que integra o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), é gratuito e aberto a todos os públicos, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos.
Criada em junho de 2022, a NMMB já passou, desde então, por 129 cidades diferentes, somando quase 500 atividades realizadas em mais de 170 museus e bibliotecas de diversas regiões do estado, cumprindo seu objetivo de democratização e descentralização do acesso à cultura em Minas.
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas propõe a extensão do horário de funcionamento dos equipamentos culturais até 22h para que visitantes que trabalham ou estudam em horário comercial não fiquem de fora de uma programação cultural gratuita e variada, que inclui exposições, saraus literários, oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversas.
O programa é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secult e da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (Dimus).