O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (7/3), em Caxambu, no Sul de Minas, da cerimônia de assinatura do termo que oficializa o município como o primeiro a aderir ao Cidades do Futuro.
Além de Caxambu, os municípios do Sul de Minas seguiram o exemplo e assinaram, durante a solenidade, o Termo de Adesão ao programa. São eles: Baependi, Cambuquira, Liberdade, Soledade de Minas, Conceição do Rio Verde, Serranos, Virgínia, Alagoa, Itamonte, São Sebastião do Rio Verde, Aiuruoca, São Thomé das Letras e Carmo de Minas.
O Cidades do Futuro é voltado para as administrações públicas municipais do estado. Em Caxambu, pioneira na adesão, o projeto vai contribuir para o aperfeiçoamento dos processos municipais.
A partir de cinco pilares principais, o programa busca auxiliar os municípios a adotar soluções tecnológicas para obter objetivos como: Tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis a todos; Simplificar processos de implementação de tecnologias; Medir o estágio de maturidade dos processos municipais; Impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação local; Capacitar os servidores municipais sobre o processo de implementação dessas soluções e a respeito das melhorias, com o foco em inovação, na gestão municipal.
O programa Cidades do Futuro une parcerias importantes para o desenvolvimento e gestão dos municípios participantes. Por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Sede, instituições como a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) contribuem, dentro de suas especialidades, para que os pilares do Cidades do Futuro sejam implementados.