A Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira (19). O evento já é tradição na cidade histórica da Região Central mineira e chega à 27ª edição neste ano, com uma programação totalmente gratuita.
Até 27 de janeiro, o público poderá assistir a 145 filmes, a maioria em pré-estreias e sessões especiais — parte das exibições também estará disponível na internet. Debates, bate-papos, rodas de conversa, exposições e música completam a experiência cinematográfica.
O tema desta edição é “As Formas do Tempo”, que dialoga com a ousadia das produções exibidas em Tiradentes e a tentativa de compreender como fazer filmes no Brasil hoje e agora pode impactar estéticas da própria mostra.
Entre os destaques da programação estão os filmes “Foram os Sussurros que me Mataram”, de Arhur Tuoto, protagonizado por Mel Lisboa, e “A Festa de Léo”, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, com Babu Santana no elenco.
Há também a exibição de obras inéditas, como “Lista de Desejos para Superagüi”, de Pedro Giongo, “Aquele que Viu o Abismo”, de Negro Léo e Gregorio Gananian, e “As Primeiras”, de Adriana Yañez, que retrata as bases da seleção feminina de futebol.
Esta edição celebra a trajetória de dois mineiros: o cineasta André Novais Oliveira e a atriz Barbara Colen. Além da presença de ambos e debates sobre seus trabalhos, serão exibidos quase 20 filmes, entre curtas e longas-metragens, com envolvimentos dos artistas.
A programação completa da Mostra de Cinema de Tiradentes pode ser acessada no site do evento (clique aqui).