terça-feira , 28 outubro 2025
Lar Notícias Morre Mino Carta, fundador da revista Carta Capital, aos 91 anos
Notícias

Morre Mino Carta, fundador da revista Carta Capital, aos 91 anos

O jornalista italiano Mino Carta morreu na manhã desta terça-feira (2), em São Paulo, aos 91 anos. Fundador da revista CartaCapital em 1994, ele também participou da criação de veículos como Quatro Rodas, Veja e IstoÉ.

Carta estava internado há algumas semanas na UTI do Hospital Sírio-Libanês, enfrentando problemas de saúde. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em Gênova, na Itália, entre 1933 e 1934, mudou-se para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Iniciou sua carreira em 1950, como correspondente do jornal italiano Il Messagero na Copa do Mundo. No Brasil, trabalhou na agência ANSA, fundou e dirigiu o caderno de esportes de O Estado de S. Paulo e esteve à frente de grandes semanários nacionais.

Viúvo de Maria Angélica Pressoto, falecida em 1996, Mino Carta perdeu também o filho Gianni, jornalista, em 2019. Ele deixa uma filha, Manuela.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias em todo o país. Em mensagem publicada no X, Lula destacou a amizade de décadas com o jornalista: “Foi ele quem abriu espaço para minha primeira capa de revista, na IstoÉ, em 1978. Vivemos juntos a redemocratização, as Diretas Já e as grandes transformações sociais das últimas décadas.”

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Colégio Tiradentes lança processo seletivo para professores em Minas

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou o Edital DEE nº...

Lô Borges passa por traqueostomia e segue internado na UTI

O cantor e compositor Lô Borges, de 73 anos, segue internado em...

Guia e atleta de Lavras conquistam título na corrida do Sest Senat

No último domingo, 26 de outubro, Lavras foi palco de grandes emoções...

Novos incêndios em terrenos são registrados na cidade

Na noite desta segunda-feira (27), dois incêndios em terrenos baldios foram registrados...