Moradores do bairro Nova Era vivem um pesadelo iniciado desde o último dia 26 de janeiro. Foi quando a ponte, único ponto de entrada e saída do bairro, foi destruída pela força das águas de uma forte tempestade.
A Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Lavras providenciou a construção de uma via alternativa, na rua Rita Pereira, mas metade da sua estrutura, que passa por um ribeirão, cedeu nos últimos dias.
Nesta segunda feira (17), o morador José Raimundo da Silva (foto) relatou os problemas enfrentados pela população do bairro na tribuna da Câmara Municipal de Lavras.
“Os moradores sofrem com a falta de infraestrutura para que possam ter acesso às suas compras nos supermercados. Muitas ruas ficam alagadas durante as chuvas pela falta de limpeza dos bueiros, os lotes não são limpos e a iluminação pública deixa a desejar”, disse.
José Raimundo fez um apelo para que ocorra a instalação de uma nova ponte no bairro. Ele relata que há um projeto para ela seja instalada nas proximidades da rua Juliano Martins Goulart. “Não podemos admitir que o bairro tenha apenas uma porta de entrada e saída”, completou.

Resposta
Em nota, a Prefeitura Municipal afirmou que o bairro foi alvo das seguintes ações:
– A iluminação foi realizada no acesso emergencial do bairro, garantindo a segurança de motoristas, pedestres e moradores dos bairros;
– Disponibilização do transporte escolar para os alunos residentes nos bairros. Os veículos buscam e deixam nos pontos informados aos responsáveis, com a devida identificação dos alunos e com monitores nos veículos;
– No programa de governo, consta uma nova obra de acesso para os moradores dos bairros, que está em estudos pela equipe de projetos pela empresa contratada pela execução de projetos;
– O projeto para reconstrução da ponte está sendo realizado pela empresa contratada pela prefeitura e a construção de passarela metálica para pedestres, está em fase de execução. O projeto construtivo está sendo elaborado pela empresa contratada pelo município e após a entrega do projeto, a obra será executada emergencialmente. O Município está realizando uma perícia, para averiguar o motivo da queda da ponte.
– O Município realizou tratativas com o Exército para destinação de uma ponte emergencial, mas no momento atual, o exército não tinha disponível.
– A prefeita realizou reunião com os moradores no dia 31/01, conversando com os moradores e apresentando as informações necessárias das providências realizadas pela Administração Municipal.