quarta-feira , 29 outubro 2025
Lar Notícias Megaoperação do Rio: total de mortos supera Carandiru
Notícias

Megaoperação do Rio: total de mortos supera Carandiru

Três décadas depois do massacre do Carandiru, que deixou 111 presos mortos em São Paulo e se tornou símbolo da violência policial no país, o Brasil volta a registrar uma tragédia sem precedentes. A megaoperação policial no Complexo da Penha e no Alemão, no Rio de Janeiro, ultrapassou o episódio de 1992 em número de vítimas e passou a ser considerada a mais violenta da história nacional — ainda que os dois casos envolvam contextos muito diferentes: um dentro do sistema prisional, outro em plena área urbana, em confronto direto com o tráfico de drogas.

De acordo com dados oficiais publicados ainda na terça, 64 pessoas morreram — 60 apontadas como criminosos e 4 policiais. No entanto, o número pode ser ainda maior. Durante a madrugada desta quarta-feira, moradores da Penha levaram ao menos 56 corpos para a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas. Segundo a Polícia Militar, os corpos não estão incluídos no balanço divulgado na véspera. Ao todo, ao menos 116 suspeitos morreram.

Peritos trabalham para identificar as vítimas e apurar se essas mortes estão ligadas à operação, que mobilizou 2,5 mil agentes e foi planejada ao longo de dois meses para conter a expansão do Comando Vermelho, principal facção do tráfico no Rio.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Mega carga passa por Lavras nesta quarta-feira (29)

A megacarreta de 123 metros de comprimento e 44 eixos, carregada com...

8º Batalhão de Lavras presta homenagem a policiais mortos em operação no Rio

O 8º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Lavras, prestou homenagem nesta...

Quase metade dos brasileiros vê piora na segurança pública sob Lula

Nesta quarta-feira (29), um levantamento do Paraná Pesquisas revelou que 45,8% dos...

Carros e motos apreendidos vão a leilão em Lavras

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) realizará, nos dias 10...