Neste sábado (3), a Igreja Católica celebra São Brás. O santo, conhecido como o protetor contra as doenças da garganta e considerado o padroeiro dos radialistas, terá seu dia lembrado na Igreja Matriz de Sant’Ana, com uma missa, às 19h.
Os padres dehonianos realizarão a tradicional “bênção de São Brás” ou “bênção da garganta”, que se faz cruzando duas velas sobre a garganta do fiel, rezando a oração: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
São Brás
São Brás nasceu em Sebaste, cidade da Arménia, no fim do século III. Era médico, mas abandonou tudo para se dedicar inteiramente ao serviço de Deus, numa vida solitária e penitente.
Segundo a tradição, vivia na gruta do Monte Argeu, rodeado de animais selvagens, mas obedientes às suas ordens. E a ele recorriam numerosas pessoas, buscando alento para as suas aflições.
Foi aclamado pelo povo como bispo de Sebaste e sofreu o martírio durante a perseguição de Licínio, em 323, pelas mãos de Agrícola, governador da Capadócia.
Um dia recorreu a ele uma mãe pedindo-lhe que auxiliasse o seu filho que estava a morrer sufocado por causa de uma espinha de peixe que se havia atravessado na sua garganta.
O santo curou-o fazendo o sinal da cruz. Estando São Brás mais tarde preso, a mesma mulher trouxe-lhe alimentos e velas. Daí vem à tradição de se aplicar duas velas, enquanto se invoca o santo, aos que sofrem da garganta.