O lendário produtor cultural e musical, empresário, DJ e radialista lavrense Nilton Ribeiro, o “Niltão”, lançou um livro de memórias em São Paulo no início do mês. A obra marca a sua trajetória musical, onde dedicou 60 anos de divulgação, promoção e produção da música popular
Nascido na rua Saturnino de Pádua (Rua das Flores), ele estudou no Instituto Presbiteriano Gammon e Colégio Nossa Senhora Aparecida. Começou sua carreira na Rádio Cultura de Lavras, mudando-se para São Paulo aos 19 anos para trabalhar em várias emissoras de rádio.
O livro “Quando Eu vim de Minas” traça um amplo retrato do trabalho de Nilton Ribeiro, 78 anos. O lançamento da obra, que tem histórias passadas em Lavras, contou com shows de Junior Alves e Marquinho tocando Cartola e o compositor e cantor Altay Veloso, cujas canções foram gravadas por Alcione, Emílio Santiago e Roberto Carlos.
Niltão foi produtor musical da Gravadora EMI Odeon por uma década, atuando ainda nas gravadoras Sony, Philips e foi um dos proprietários da extinta gravadora Paradox Music, que marcou época no Brasil nos anos 90. Hoje ele é proprietário da gravadora Obi Music.
Ribeiro trabalhou com Clara Nunes, Paulinho da Viola e Tim Maia. Com o cantor e compositor Djavan estabeleceu uma amizade para a vida toda e participou dos lendários festivais de música da TV Record. Sempre foi um admirador da música popular.
O produtor é casado com a professora e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Eliana Ribeiro, coautora da obra recém lançada com apoio Secretária Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. A representante da pasta, Aline Torres, esteve presente na cerimônia de lançamento do livro.
Nilton Ribeiro é pai três filhos: a famosa jornalista da TV Cultura Joyce Ribeiro, o cirurgião dentista Dr. Otávio Augusto e Luiz Gustavo, formado em Comércio Exterior.
Um dos fatos marcantes de sua carreira foi ter representado Lavras no Programa Cidade Contra Cidade, exibido pela TV Itacolomy (BH), sagrando-se campeão. Como prêmio, conseguiu uma ambulância para a cidade.