Lavras terá uma unidade do Mercado de Origem que passará a funcionar nas antigas oficinas da Rede Ferroviária, na zona norte da cidade.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Doimo e Circuito Ferroviário Vale Verde (CFVV), tendo o aval do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A proposta visa criar um espaço para a troca de conhecimento e para a realização de negócios relacionados à agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros.
Segundo o presidente do CFVV, César Mori, as instituições buscaram uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, sendo que um acordo deverá ser assinado em janeiro.
Ele destaca também que reuniões foram realizadas com diversos órgãos, tais como: Procuradoria-Geral da República (PRG), Ministério Público Federal (MPF), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e VLI.
O acordo prevê que alguns imóveis do complexo ferroviário sejam transferidos para o município, a fim de oferecer serviços para a comunidade. Outros imóveis terão seus contratos alterados de gratuitos para pagos.
Mori destaca que o Mercado de Origem deverá gerar 1500 empregos diretor e indiretos na cidade, fomentando os setores cultural, social e econômico, que foram bastante afetados durante a pandemia.
“Será um marco para zona norte de Lavras, como espaço de renovação e engrandecimento socioeconômico. O projeto dá início a uma nova era na história da gastronomia, do entretenimento e do empreendedorismo rural e urbano”, salienta Mori.
Benefícios
Projeto será implantado nas antigas oficinas da Rede Ferroviária, na zona norte da cidade.
Os Mercados de Origem foram pensados para serem uma central de distribuição dos pequenos produtores agrícolas, aproximando-os do consumidor final, sem a necessidade de um atravessador.
O objetivo é levar ao consumidor produtos sem custos extras, livre de atravessadores. O segmento inova em uma relação comercial limpa e eficiente.
Além disso, ele busca satisfazer os clientes com experiências de compras, lazer e conhecimento, promovendo uma conexão direta entre eles e os produtos artesanais de excelência, resultantes de empreendimentos criativos e de alto padrão.
Os Mercados de Origem promovem trocas entre Estados, levando o produto local para outras regiões e trazendo outros produtos, enriquecendo o comércio e aumentando o ganho do produtor.