O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras oficializou os decretos do tombamento da Igreja Matriz de Sant’Anna, do Centro Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Cruzeiro, localizado na Fazenda do Madeira.
Os decretos, assinados pela prefeita Jussara Menicucci, foram publicados no Diário Oficial do Município de Lavras desta quarta-feira (17). A publicação também traz ainda o decreto de registro da Banda da 6ª Região da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais no Livro do Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.
Altar da Igreja Matriz de Sant’Ana / Foto: Matiz de Sant’Ana.
O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
Já o Livro do Registro Especial das Expressão Lúdicas e Artísticas foi criado para inscrever as manifestações orais, literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas significativas para o município de Lavras e que sejam constitutivas da identidade da cidade.