Mais de 300 moradores de Lavras foram acometidos pela dengue nas últimas semanas na cidade. É o que mostra o boletim divulgado nesta segunda-feira (26) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
No último dia 15, a cidade havia registrado 160 notificações da doença contra 307 computadas pelo recente levantamento. O que mostra que esse índice quase dobrou. No dia 15 de janeiro, esse número chegava a cinco casos. Não há registro de casos de Chikungunya e Zika na cidade.
Agentes da Vigilância em Arboviroses tem intensificado as ações de combate à doença no município. No último sábado (24), as Secretarias Municipais de Saúde e Educação promoveram o Dia D de Combate à Dengue, na Praça Dr. Augusto Silva.
Estado
No entanto, Lavras caminha em direção contrária ao Estado de Minas Gerais, onde houve um aumento de 4% de casos confirmados de dengue no período entre 20 e 26 de fevereiro. O estado registrou ainda 311.063 casos prováveis, um aumento de 32,7% comparado ao número da semana anterior, de 234.354.
O órgão confirmou também 35 mortes provocadas pela doença, 15 a mais do que o período anterior. O número representa um aumento de 75% dos registros de óbitos.