Boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado nesta segunda-feira (5), mostra que Lavras registrou 66 casos de dengue. Não houve registro de chikungunya e zica na cidade.
Lavras segue na contramão de Minas Gerais, que vive uma epidemia da doença. Mas mesmo sob controle e com forte campanha de combate à doença, o número de casos na cidade cresceu quando comparado ao último dia 15 de janeiro, quando havia apenas 4 casos de dengue.
O Estado estima que existam 111.107 mil casos prováveis de pessoas infectadas pela dengue e outros 39.282 casos já confirmados da doença. Até o momento, sete pessoas faleceram em razão da dengue, sendo que outras 62 outras mortes estão em investigação.
Nas cidades de Ijaci, Ribeirão Vermelho, Ingaí, Itumirim, Carmo da Cachoeira, Nepomuceno e Perdões nenhum caso da doença foi registrado. Nepomuceno registrou 48 casos da doença. Houve um aumento de 72% de incidência da doença no Sul de Minas. Passos lidera o ranking com 996 casos, seguida de Varginha (753) e Areado com (745).
Já os casos de chikungunya mais do que triplicaram, tendo um aumento de 222%. Campo Belo lidera o ranking (5) no número de casos, seguido de Botelhos (4), Poços de Caldas e Cambuí (3) e Itajubá e Passos (2).