A Igreja Católica celebra nesta terça-feira (11), o dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes, data também escolhida por São João Paulo II em 1992 dedicada ao Dia Mundial dos Enfermos. Em Lavras, a programação conta com missa na Matriz de Sant’Ana às 7h, Missa dos Enfermos às 15h e procissão, saindo na Matriz de Sant’Ana, às 19h, em direção ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde haverá missa.
História
A devoção de Lourdes iniciou na França no ano de 1858. Ao aparecer a uma menina analfabeta que estava no ofício diário de recolher lenha para aquecer e espantar o frio em sua casa, a ‘’senhora iluminada’’ aparece numa gruta e conversa com a menina de nome Bernadete. Entres outros diálogos nas 18 aparições, pede que a menina de 14 anos cave no chão daquela gruta, assim fazendo, Bernadete viu surgir uma fonte de águas límpidas que atrairia milhares de pessoas, e que até hoje continua a levá-las a Lourdes buscando a cura do corpo e da alma.
Em sua mensagem, o pedido de que a humanidade fizesse sem cessar penitência e entregasse-se em oração pelos pecadores. Nossa Senhora de Lourdes é hoje um dos títulos marianos mais venerados no mundo, buscada sobretudo pelos enfermos que almejam, para si, a cura de suas enfermidades.