O Hemominas tem realizado campanhas para incentivar a doação de sangue. A ideia é que os foliões pratiquem o ato de solidariedade antes do Carnaval.
O lema da campanha deste ano é “antes de cair na folia, venha doar!”. Em cidades do interior também ocorrem campanhas para convidar o público doador.
O captador de doadores de sangue do PACE, Luiz Gustavo Pereira, também faz um apelo, tendo em vista os baixos estoques de sangue da unidade do Hemominas em Lavras (veja vídeo abaixo).
Ela fica localizada na Av. Ernesto Matioli, 885, no bairro Planalto. Mais informações pelo telefone 6941-4145 (WhatsApp).
Veja abaixo alguns critérios e informações para doar sangue:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior;
Pesar mais de 50 kg;
Estar bem descansado no momento da doação;
Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
Não ter tido hepatite após os 11 anos;
Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
Se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após 6 meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.
No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue, inclusive as relacionadas a exames e procedimentos cirúrgicos, vacinas e medicamentos em uso.
A doação pode ser agendada on-line ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.