A implantação da Internet 5G no Brasil, que completou quase dois anos, ainda deixa muitas cidades da região do Sul de Minas dos vários benefícios que a nova tecnologia proporciona.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apenas 11 cidades contam com o sinal no Sul de Minas. Para operar o 5G em uma cidade, as empresas precisam de licenciamentos municipal e federal.
As cidades beneficiadas são: Camanducaia (2 antenas); Extrema (2 antenas); Ibiraci (1 antena); Itajubá (2 antenas); Monte Sião (1 antena); Passos (6 antenas); Poços de Caldas (4 antenas); Pouso Alegre (8 antenas); Santa Rita do Sapucaí (2 antenas); São Lourenço (4 antenas) e Varginha (9 antenas). Os municípios de Jacutinga (1 antena) e São Sebastião da Bela Vista (1 antena) aguardam liberação do sinal.
Até o início de maio, o país tinha 21.713 antenas instaladas, também chamadas de estações rádio-base (ERB). De acordo com a agenda da Anatel, a próxima meta, que deve ser realizada até 31 de julho de 2025, é que as capitais e o DF, e também as cidades com mais de 500 mil habitantes, tenham uma antena a cada 10 mil habitantes.