quarta-feira , 18 setembro 2024
Lar Notícias Jubileu de Nazareno tem início nesta sexta-feira (30)
Notícias

Jubileu de Nazareno tem início nesta sexta-feira (30)

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma festa litúrgica da Igreja Católica, celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição. De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.

Nessa data, muitas festas são realizadas em todo o país. Na região, os festejos se concentram na cidade de nazareno, 53 km de São João del-Rei. A celebração religiosa atrai os olhares dos fiéis, devotos, que sempre se fizeram romeiros da Virgem Maria. São dias de celebração que preenchem a expectativa de milhares de devotos que para lá se dirigem para poder prestar culto e recorrer à poderosa intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, que há tanto tempo protege e abençoa aquela cidade, seus habitantes e os romeiros do Santuário. Neste ano com um motivo ainda maior para de comemorar: os 160 anos da concessão do Jubileu Perpétuo de Nossa Senhora de Nazaré.

Em 19 de fevereiro de 1864, a pedido do servo de Deus Dom Antônio Ferreira Viçoso, então bispo de Marian/MG, sua santidade o Papa, Beato Pio IX, concedeu a graça do Jubileu Perpétuo de Nossa Senhora de Nazaré. Nesse clima jubilar dos 160 anos e, em sintonia com toda a Igreja, a comunidade paroquial busca se preparar para o Ano Santo do Jubileu de 2025: “Peregrinos de Esperança”. O Papa Francisco percebe que “O mundo de hoje necessita de uma Palavra de esperança. É uma necessidade que está no coração de todos, sem distinção”, ser um conteúdo privilegiado da evangelização.

A cidade se movimenta de forma peculiar nesses dias, a passagem dos peregrinos, romeiros e devotos se intensificam na busca pela intercessão da Senhora de Nazaré. As ruas da cidade ficam tomadas pelo agito das barracas e barraqueiros, marcando aquilo que os nazarenenses já estão acostumados, que é a parte social intensa. Segundo o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, essa peregrinação é uma bela demostrarão devocional. ”Um Santuário diocesano é onde o povo recorre, prestando sua homenagem, sua oração a Maria. E sobretudo aqui em Nazareno a bela devoção a Nossa Senhora de Nazaré. E queremos pedir a ela sua proteção por nossas famílias, pelo Brasil e pelo mundo e sobretudo queremos pedir que na festa da Natividade possamos dar um presente a ela: Nossa Participação na vida da comunidade”, explica.

Janúzia de Romão, ao relatar sobre a sua experiência com o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, afirma que “a motivação vem da alma, é algo difícil de descrever, uma sensação que nos faz chorar de emoção. Quando Setembro se aproxima, parece que o ar, a natureza e tudo em volta nos aponta que se aproxima a tão esperada festa”. Para ela, Nossa Senhora representa “aconchego, segurança, colo de Mãe, cuidado e paz no coração”.

A devoção à Mãe de Deus enche por completo a vida do fiel devoto que encontra Nela caminho e referência para uma vida dedicada a Jesus Cristo. Para Janúzia, portanto, a expectativa “é de conversão e maior aproximação de Jesus Cristo, pois sabemos que Nossa Senhora nos pega pela mão e nos leva a Jesus. O fim último de nossa fé à Nossa Senhora é chegar a Jesus. Ele é o centro. E ela nos ensina e nos mostra o caminho para chegar até Ele”. O Jubileu, assim, é para o povo de Nazareno sinal de alegria e esperança, pois mesmo em meio à correria da vida e as lutas que cada um enfrenta, a certeza de que Nossa Senhora ampara e protege cada filho seu permanece intacta nos corações.

A novena em honra à Santa Virgem é celebrada com piedade e entusiasmo, destacando-se a enorme participação de todo o povo que se reúne com o objetivo de render graças e louvores a Maria. Além disso, a Novena e o Jubileu é um momento de se encontrar como comunidade aos pés da padroeira da paróquia, celebrando a fraternidade e o encontro como caminhos autênticos de conversão, de celebração da fé e de vivência eclesial.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Vídeo: Carreta tomba em Carmo da Cachoeira

Um acidente envolvendo uma carreta fecha a BR-381, a rodovia Fernão Dias,...

Caratecas lavrenses são medalhistas em torneio brasileiro

Dez atletas lavrenses foram medalhistas do 31° Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos....

Vídeo: Bombeiros de Lavras continuam na luta contra os incêndios florestais

Militares que compõem 5º Pelotão de Bombeiros Militar participam de uma operação...

Uai de Lavras conta com serviço de prova eletrônica de legislação

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Lavras passou a contar com...