No dia 29 de agosto Lavras – Minas Gerais recebeu cerca de 150 jovens do meio Rural. Com apoio da empresa doadora International Coffee Partners (ICP) a HRNS do Brasil proporcionou um dia de conhecimento, troca de experiência e muita oportunidade para jovens com idade entre 16 e 29 anos.
O encontro aconteceu na Universidade Federal de Lavras e teve como objetivo empoderar jovens, de diversos municípios do Campo das Vertentes, por meio de palestras formativas que abordaram temas essenciais, como: liderança e protagonismo juvenil no meio rural, inteligência emocional na sucessão familiar, o futuro das carreiras, além de um inspirador relato do Casal do Café dois jovens influenciadores que trocaram a vida urbana pelo campo.
Este evento marcou oficialmente o lançamento do Programa Semear, uma iniciativa destinada a formação guiada dos jovens. O programa conta com 3 etapas e aborda, de forma dinâmica, as grandes oportunidades que a permanência no campo proporciona ao jovem.
Na 1ª, ainda em 2024, os jovens inscritos terão acesso a cursos online de curta duração sobre habilidades sociais e técnicas sobre café.
A 2ª etapa envolve o processo de mentoria, uma jornada de orientação aos jovens, que ocorrerá em 2025, a partir de grupos de trabalho coordenados por especialistas, os quais desenvolverão as temáticas:
i) sucessão familiar com inteligência emocional;
ii) gestão de negócios com ênfase em projetos;
iii) tecnologia e inteligência artificial no campo;
iv) empreendedorismo jovem;
v) cafeicultura e mudanças climáticas,
vi) gestão financeira
vii) qualidade do café e comercialização;
viii) agro diversidade (pecuária de leite e corte e produção de grãos).
Já a 3ª etapa ocorre em 2026 com o retorno dos projetos construídos pelos grupos para suas comunidades rurais.
Interessados em se inscrever no programa precisam ser residentes dos municípios de atuação da Fundação Neumann do Brasil; Ter entre 16 e 29 anos; Se cadastrar na fundação e se inscrever no programa. Mais informações entre em contato com: 35 9 9760-9728.
Para conhecer mais da Fundação, acesse https://www.hrnstiftung.org/