Motoristas mineiros terão um alívio no início de 2025. O governo de Minas Gerais anunciou nesta sexta-feira (27) que o calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi alterado.
A partir do próximo ano, a cobrança do imposto será iniciada em fevereiro, e não mais em janeiro, como ocorria anteriormente.
A mudança, que já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionada pelo governador Romeu Zema, visa proporcionar um alívio aos contribuintes no início do ano.
Calendário detalhado:
O calendário de vencimento da primeira parcela ou pagamento à vista do IPVA 2025 varia de acordo com o final da placa do veículo:
Final 1 e 2: 3 de fevereiro
Final 3 e 4: 4 de fevereiro
Final 5 e 6: 5 de fevereiro
Final 7 e 8: 6 de fevereiro
Final 9 e 0: 7 de fevereiro
Quem optar pelo pagamento parcelado terá mais duas parcelas, com vencimentos em março e abril, conforme o final da placa.
Desconto para pagamento do IPVA 2025 à vista:
Para incentivar o pagamento à vista, o governo oferece um desconto de 3% sobre o valor total do imposto.
Os proprietários de veículos já podem antecipar o pagamento do IPVA 2025 a partir de 1º de janeiro.
Impacto do adiamento
A Secretaria de Fazenda projeta que, aproximadamente, 30% dos proprietários de veículos quitem o imposto em cota única e, apesar do adiamento do vencimento do IPVA, de janeiro para fevereiro, o Estado não será prejudicado, graças ao planejamento financeiro que foi feito.
Projeção de arrecadação:
A Secretaria da Fazenda estima uma arrecadação de R$ 11,9 bilhões com o IPVA em 2025, um aumento de 12% em relação ao valor arrecadado em 2024.
Para mais informações sobre o IPVA 2025, os contribuintes podem consultar o site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais: https://www.fazenda.mg.gov.br/.