Dois hospitais de Lavras foram beneficiados com recursos da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), uma iniciativa Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Cemig investiu R$ 176 mil na substituição de uma secadora e na modernização do sistema de iluminação da Santa Casa de Misericórdia do. A unidade de Pronto Atendimento também foi beneficiada com a troca de lâmpadas e luminárias
O projeto atua na modernização de equipamentos hospitalares de alto consumo por outros mais eficientes em aproximadamente 400 hospitais, sendo 72 só no Sul de Minas.
De acordo com Neander Lima, analista de eficiência energética da Cemig, os resultados do projeto são fundamentais para a redução do desperdício nos hospitais. “É importante lembrar que as instituições de saúde são muito dependentes da energia a fim de manter a rotina hospitalar e atendimento à população. Por isso, o Cemig nos Hospitais representa um alívio para as despesas dos hospitais, que conseguem economizar energia e ainda são beneficiados com equipamentos mais modernos e seguros para todos”, explica o especialista da Cemig.
Para fomentar a geração de energia limpa e renovável, a Cemig também instalou 36 usinas solares fotovoltaicas. A empresa encerrou o ano com investimentos da ordem de R$ 70 milhões em hospitais públicos e filantrópicos de sua área de concessão, realizados 2022 e 2024.