terça-feira , 3 dezembro 2024
Lar Cultura Há 100 anos nascia o publicitário lavrense Carlito Maia, ícone da cultura brasileira
Cultura

Há 100 anos nascia o publicitário lavrense Carlito Maia, ícone da cultura brasileira

Publicitário, frasista talentoso e articulador político, Carlito Maia deixou seu nome na cultura brasileira.

Caso estivesse vivo, o lavrense Carlos Alberto Geraldo Maia de Souza, o popular Carlito Maia, completaria 100 anos de vida nessa segunda-feira (19). Publicitário, frasista talentoso e articulador político.  Carlito era muitos numa única pessoa.

Ele mesmo assim se definiu certa vez: “Moleque, lavador de xícaras de café, rebelde, office-boy, contestador, reservista de 2ª categoria do Exército, antifascista, sargento da FAB, boêmio, despachante policial, picareta, corretor de seguros, clochard, ajudante de despachante aduaneiro, bon vivant, tradutor público juramentado”.

Carlito Maia foi criador da campanha de merchandising do movimento da Jovem Guarda. 

Filho mais velho de um tropeiro de burros nascido em Tietê (SP), um dos mais importantes nomes da cultura brasileira saiu cedo de Lavras para ver a vida de perto. Mudou-se com a família para São Paulo em 1930. “Na infância, nunca fui à escola. Os únicos cursos que frequentei foram na Escola Técnica de Aviação, de onde saí sargento, em Natal (RN), e a Escola de Propaganda do Museu de Arte, em SP, na rua 7 de Abril ”, dizia.

Carlito Maia trabalhou em agências de publicidade que prestavam serviços para marcas como Atlas, Esquire, Alcântara Machado e Goodyear. Em 1978, foi eleito o “Publicitário do Ano”. Ficou conhecido também por suas frases lendárias e os tradicionais cartões que enviava com desenhos para os amigos.

Ele foi também responsável pela criação da campanha de merchandising do movimento da Jovem Guarda, que catapultou a carreira de Roberto e Erasmo Carlos. A cena musical que marcou a cena pop brasileira contava também com a cantora Wanderléa, que morou em Lavras, onde viveu até os seis anos de idade.

“Eu não me orgulho muito, mas eu fiz [Jovem Guarda]. Marcar época é um acidente, e eu não gostei do resultado final da coisa. É muito perigosa a atividade do publicitário, é como apertar o botão”, afirmou.

Lavrense ao lado da esposa, Tereza Rodrigues, com quem foi casado por 20 anos. 

Nesse período, ele trabalhava em sua própria agência, a Magaldi-Maia, com seu irmão de fé João Carlos Magaldi, que posteriormente assumiu a direção geral da Central Globo de Comunicação.

Carlito Maia foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). É dele expressões como “Lula-lá”, “Sem medo de ser feliz” e “O PTei”. Suas propostas com relação a comunicação das campanhas do PT fizeram com que o partido ganhasse uma forma leve e inovadora ao falar de política. Era uma forma de mostrar uma esquerda que não fosse sisuda e carrancuda que imperava até então.

Carlito Maia foi casado por 20 anos com Tereza Rodrigues. Ele faleceu aos 78 anos, vitimado por uma doença degerativa, em 20 de junho de 2002, no Hospital Sírio Libanês (SP). Deixou filhos, netos e bisnetos após sua morte. Sua memória permanece viva no Brasil, país que ele tanto amou.

 

 

 

 

 

..

 

 

 

 

 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Participe do quadro Meu Cantinho de Natal

Participe do quadro Meu Cantinho de Natal O curta lavras abre hoje...

Unicamp aprova título de Doutor Honoris Causa para Milton Nascimento

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, por unanimidade, o título de...

Lavagem do Cruzeiro celebrará herança afro em Lavras no domingo (24)

O Castelo São Jorge Nagô realizou neste domingo a tradicional lavagem do...

Estudantes do programa EJA lançam coletânea de poesia

Um grupo de estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA)...