Um dos grandes gêneros das artes, o teatro musical, ganha cada vez mais força em Lavras. Ao unir teatro, dança e música, o grupo Vitrine Musical conquista cada vez mais plateias por onde passa.
A trupe nasceu de uma pequena apresentação realizada pelos atores Nina Bethencourt Neto e Ernani Augusto de Souza Júnior em julho de 2022. A dupla era orientanda por Tania Romero, professora do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O primeiro espetáculo do grupo, baseado em trechos de musicais americanos da Broadway – 1940/2020, estreou no Centro de Cultura da UFLA. Uma plateia de 400 pessoas acolheu calorosamente a trupe, que se apresentaria também na Casa de Cultura.
Um dos maiores desafios do elenco, formado por brasileiros, foi interpretar as canções em outro idioma. Devido às características desta produção, foi sugerido o nome Vitrine Musical, tradução adaptada do inglês “Showcase”.
Amor
Nesse período, Nina precisou voltar a seu país de origem, mas Ernani, que é ator registrado pelo SATED-MG, tomou a frente do projeto. A equipe gestora foi enriquecida com a sensibilidade e capacidade de trabalho da professora Dalva Lobo, docente nas áreas de Pedagogia e Letras da Ufla.
No ano passado estrearia a segunda produção do grupo, “O Teatro Musical no Brasil”, tendo a participação de 18 artistas, onde se seguiram várias apresentações.
“O maior sustentáculo do Vitrine é o amor à arte de cada um de seus componentes. Subsidiado por um empenho incansável por autodesenvolvimento, ele quer oferecer ao público cultura qualificada”, finaliza Ernani.
A montagem da terceira produção está em andamento para este ano. Com elenco aumentado e renovado, a trupe amplia suas exigências técnicas com o objetivo de concretizar seus próximos sonhos.