Neste domingo, 25 de maio de 2025, o Grupo de Capoeira Tradição alcançou uma importante vitória ao conquistar o VIII Campeonato de Capoeira no município de Pimenta-MG. A competição contabiliza pontos por equipe, atribuindo maior pontuação às equipes que obtêm mais medalhas entre os primeiros colocados. O Grupo Tradição conquistou 20 medalhas de primeiro lugar, 17 de segundo e outras 16 de terceiro lugar, garantindo a posição mais alta no pódio entre os Grupos de Capoeira.
Essa vitória é resultado do empenho do grupo em conciliar um relevante projeto social, a preservação de uma arte ancestral, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e um elevado desempenho esportivo. A combinação entre tradição e inovação, especialmente com a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos da Educação Física, destaca o grupo no cenário regional.
Os mestres Grilo e Nathan Zord, além dos líderes dos núcleos de ensino, Rickelmer (conhecido como Matraca) e Walisson Fonseca (conhecido como Flecha), possuem formação em Educação Física. Rickelmer, bacharel em Educação Física e pós-graduado em Biomecânica, é o responsável técnico pela aplicação da ciência do esporte aos treinos, contribuindo significativamente para melhorar a performance dos atletas e reduzir riscos de lesões.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Rodrigo Pacheco, os bons resultados do grupo não são coincidência. “A qualificação das lideranças na ciência esportiva e a aplicação desses conhecimentos têm impacto direto e positivo nas conquistas em campeonatos”, destacou o secretário.
Equipe do grupo tradição que disputou o campeonato em Pimenta.
Marcos Santana, professor de capoeira do Grupo Tradição, também salientou que a introdução dos fundamentos científicos garante treinamentos mais seguros e eficazes, algo corroborado pelo Mestre Nathan Zord, que além de mestre é tricampeão mineiro de Capoeira. “Quando entendemos o funcionamento do corpo humano, conseguimos direcionar os treinos respeitando a individualidade e evitando sobrecargas, proporcionando maior segurança nos movimentos”, afirmou Mestre Nathan.
Mestre Grilo, idealizador e fundador do Grupo Tradição, enfatizou que o título é fruto do esforço coletivo de todos os integrantes e de um projeto que dá resultado. “Com certeza a gente fica muito feliz, essa conquista é resultado do trabalho dedicado de centenas de pessoas que compõem o Grupo Tradição, desde os mestres e professores dos núcleos de ensino até os atletas. E sem dúvida alguma de um projeto que faz a diferença na vida das pessoas”
Heitor Júnior, professor do grupo, acrescentou que o sucesso do Grupo Tradição ultrapassa o âmbito técnico. “Existe um componente humano muito forte. Somos como uma família. O mestre nos chama de filhos e assim também nós chamamos os nossos alunos de filhos. Essa forma de acolher os alunos é fundamental para o sucesso da equipe.”
Reconhecido em Lavras por ser o único projeto sociocultural com atividades regulares na zona rural, o Grupo Tradição tem alcançado destaque estadual como uma das equipes mais qualificadas e vencedoras de Minas Gerais.
Além das medalhas e títulos, o Grupo segue sua missão de transformar vidas, formando não apenas grandes atletas, mas também cidadãos comprometidos com o bem-estar social e a preservação da cultura.
A vitória em Pimenta-MG reforça ainda mais a trajetória de sucesso e o impacto positivo do Grupo Tradição, que continua inspirando novos talentos e fortalecendo vínculos através da capoeira.
Mestre Natan Zord e Rickelmer com o troféu