sábado , 12 outubro 2024
Lar Notícias Fomos conhecer os preparativos para a implantação do centro de referência nacional da cachaça da Ufla
Notícias

Fomos conhecer os preparativos para a implantação do centro de referência nacional da cachaça da Ufla

A Profa. Dra. Maria das Graças Cardoso e pesquisadores da cachaça na Ufla.

Marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé ou branquinha. Esses são alguns dos incontáveis sinônimos que a cachaça recebeu nas cinco regiões do Brasil.

Nos últimos anos, essa unanimidade nacional tem sido objeto de estudo pesquisas da Universidade Federal de Lavras, que ganhará, em outubro, o seu Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça.

Para saber mais saber sobre o assunto, o Curto Lavras conversou com a professora do Departamento de Química / Instituto de Ciências Naturais da Universidade, Profa. Dra. Maria das Graças Cardoso.

A docente é responsável pelas pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Análises de Qualidade de Aguardente (LAQA), localizado no Departamento de Química, e a implementação deste primeiro Centro de Referência do produto no país.

Também deste Instituto que outra pesquisadora, Rosane Freitas Schwan, desenvolveu uma levedura usada na fabricação da cachaça que é utilizada por grande parte dos produtores brasileiros. Esse é mais um exemplo da dimensão da relevância da Instituição no que toca ao estudo da bebida.

O Brasil produz e consome “a branquinha” não só pura, mas também em drinks e derivados. A fabricação se dá em quase todos os estados brasileiros. Minas Gerais é o maior produtor da cachaça de alambique e São Paulo o maior fabricante de cachaça de coluna.

Se antes a fabricação dela acontecia longe das exigências dos órgãos públicos responsáveis, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o cenário agora é outro. Isto em razão de um mercado consumidor gigantesco que tem priorizado a qualidade e excelência do produto e rigorosos padrões de fabricação e fiscalização da sua produção.

Consumo

Prédio que abrigará Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça no campus da Ufla

No ramo do estudo do produto há 23 anos, a pesquisadora Profa. Graça destaca que o país tem mais de mil alambiques registrados, mas o número de marcas de cachaça ultrapassa esse montante, visto que muitos alambiques produzem diversos gêneros da mesma (cachaça recém destilada, armazenada, envelhecida, Premium, extra premium e bebidas mistas).

“Nossa ideia é transformar a cachaça de alambique em Patrimônio de Minas Gerais”, destaca a pesquisadora.

A cachaça também tem conquistado espaço em vários setores, como na gastronomia, na fabricação de licores, bebidas alcoólicas mistas, gelatinas, doces, balas e receitas culinárias, o que tem agregado valor ao produto.

A produção brasileira também tem abastecido o mercado internacional, sendo que os países consumidores são Alemanha, Portugal, Estados Unidos e alguns da América do Sul.

Centro

A professora do Departamento de Química / Instituto de Ciências Naturais (ICM) da Universidade, Profa. Dra. Maria das Graças Cardoso

O Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça é resultado de um projeto aprovado no Edital 041/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ele funcionará em um prédio ao lado do Departamento de Química, tendo uma ampla infraestrutura. O projeto de implantação é avaliado em R$3.690.433,05.

Esse é um projeto grandioso, robusto, apoiado pela Fapemig, Secretaria do Estado da Agricultura, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e que vai auxiliar muito os produtores. Ele visa a implementação de um laboratório inovador, que contará com equipamentos modernos e funcionários extremamente capacitados. Além disto, o apoio da direção do Departamento de Química, Instituto de Ciências Naturais e de toda a direção da Universidade, tem contribuído positivamente para a implantação deste. Vamos aproveitar profissionais de outras áreas de conhecimento da nossa e de outras universidades para dinamizar esse projeto”, finaliza a Profa. Dra. Maria das Graças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Horas após queda de avião , helicóptero dos bombeiros cai em distrito de Ouro Preto

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu na madrugada deste sábado (12),...

Após 37 dias, Copasa anuncia fim do racionamento de água em Lavras

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) anunciou a suspensão do...

Diocese celebrará Dia Nacional da Juventude em Carrancas

Faltam 17 dias para a celebração do Dia Nacional da Juventude 2024...

3ª edição da Feira Literária de Lavras discute feminino na literatura e homenageia Adélia Prado

A 3ª edição da Feira Literária de Lavras chega recheada de atrações...