Com curtas-metragens de várias partes do país, arte, gastronomia, oficinais e palestras, a terceira edição do Festival de Cinema de Nepomuceno (CineNePré) entra na rota do circuito cultural da região essa semana.
De 8 a 10 de abril, a cidade será palco de curtas-metragens para todas as idades, mostras especiais de filmes para escolas da rede pública, debates e rodas de conversa com realizadores, vivências com a cultura do café, oficinas formativas e espaços de troca.
O CineNePré, que tem entrada gratuita, fará a premiação, no valor de R$ 3.000, para cada uma das seguintes categorias: melhor animação, melhor filme da mostra da cidade, melhor filme da mostra LPG e melhor videoclipe.
Um dos destaques da mostra será a cafeicultura, cultura agrícola forte no município. No dia 8, às 16h, acontece a palestra “O Café e a Cultura Mineira”, com a associação de produtoras rurais e mulheres da cafeicultura da região de Nepomuceno.
No dia 9, às 14h, acontece o bate-papo com o tema “Cinema e Economia Criativa”, que busca mostrar como o audiovisual pode impulsionar o turismo e a cultura local.
Já no dia 10, às 8h30, acontece a palestra “O Futuro do Café e do Audiovisual”, que traz o panorama dos cafés especiais e as novas mídias. A curadoria do festival fica a cargo de Marlon Tinoco, Sanantiel Matias e Brune Montalvão.
Veja a programação completa: