O rico passado da história de Lavras ganhará destaque no próximo mês de abril, quando a Casa da Cultura será palco de uma exposição especial sobre a história da cidade.
Idealizada pelo pesquisador, professor e historiador Wagner Gonçalves, a mostra, que integra o projeto Visão – Memórias e Patrimônios de Lavras, reunirá documentos, fotos e objetos sobre a cidade.
A exposição visa resgatar a Memória da cidade e a divulgação da Cultura da cidade. O projeto Visão, teve seu início em 2002, com diversas palestras de educação patrimonial, com pesquisas e apresentações, concentrando hoje um dos maiores acervos locais.
Com apoio da Secretaria Municipal de Lavras, a exposição pode acontecer graças ao apoio Lei Federal Paulo Gustavo. A exposição contará com diversas fotografias, da cidade de vários períodos e documentos datados século XIX e XX, da cidade de Lavras e de Minas Gerais, além de objetos da cidade. A exposição acontecerá também em outra data e local.
O projeto Visão teve seu início em 2002, promovendo diversas palestras de educação patrimonial, com pesquisas e apresentações, concentrando hoje um dos maiores acervos locais.
Bio
O pesquisador, professor e historiador Wagner Gonçalves, idealizador da exposição
Wagner Gonçalves foi Presidente por dois mandatos do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras, hoje Conselheiro Municipal foi indicado ao Prêmio Rodrigo Melo – IPHAN como Mestre. Foi responsável pelo projeto de Implantação da sala de exposição do Tiro de Guerra da cidade de Lavras, foi agraciado com a Medalha Heróis Expedicionários do Ceará, por resgatar a história dos Ex. Combatentes da cidade de Lavras. Recebeu o Título de Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Lavras.
Cidade
A cidade de Lavras, localizada no Sul de Minas Gerais, é hoje considerada uma das mais importantes do Brasil. Ela teve seu início em meados século XVIII. No ano de 1698, já passavam pela região os primeiros bandeirantes.
Desde sua fundação em 1720, a cidade tem tido um papel importante na história brasileira e de todo mundo. Conhecida como ” Terra dos Ipês e das Escolas”, a cidade se tornou uma referência na história da educação brasileira e de Minas Gerais. A educação ministrada na cidade de Lavras alcançou muitas personalidades famosas, como Santos Dumont, que aprendeu a língua francesa com aulas ministradas pelo Professor Azarias Ribeiro.
Vale ressaltar a figura do imperador D. Pedro II, que convidou a fundadora do Colégio Carlota Kemper para auxiliar nos projetos de educação do Brasil Colônia. Lavras teve vários ministros e políticos importantes que aqui nasceram, como Francisco Salles, que se tornou o 5º Governador de Minas Gerais e prefeito de Belo Horizonte.