Henrique Viermann, 31 anos, estreia na cena da literatura lavrense com o pé direito.
Poeta, prosador e professor de inglês, ele acaba de fundar a Minas Surreais, editora independente que busca mostrar os novos talentos literários da cidade.
O nome da editora também dá nome ao combo, que reúne quatro livros que levam a assinatura do autor. Em formato de zine, o combo é o primeiro lançamento da editora. Ele reúne trabalhos produzidor pelo escritor entre 2014 e 2024.
“Meu processo criativo acontece durante meus picos de criatividade. Fico possesso e coloco tudo no papel. Deixo o texto repousar até chegar o momento o trabalho ser finalizado”, pontua.
Nos quatro volumes (O Fogo e Eu, Paisagem, O Caçador de Caçadores de Animais e Madeira), Viermann procurar explorar complexidade da experiência humana e suas interações com o mundo natural e social. O combo, denominado Lado A, será lançado na Casa da Cultura no próximo dia 29, às 19h.
Influenciado pela escola literária do Surrealismo, o trabalho de Viermann apresenta o pensamento livre, valorização do inconsciente, criação de uma realidade paralela, uso de técnicas de colagem, liberdade da linguagem e influencia da psicanálise.
“Essas obras formam um mosaico lírico que desafia e encanta, convidando o leitor a mergulhar em suas próprias reflexões sobre identidade, conexão e o passageiro da vida”, afirma.
@minassurreias
@henri.vinermann
#curtalavras #curtapoesia #curtaarte #curtaprosa #curtasurrealismo