No dia 21 de março, às 19h00, no Anfiteatro do Departamento de Administração Pública da UFLA, será realizado o Encontro “Saberes do Axé”, em referência ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pelo Governo Federal em 2023, por meio da Lei nº 14.519, e ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966.
O evento tem como objetivo celebrar a criação do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, conhecer as histórias de resistências da Umbanda e Candomblé em Lavras e propor reflexões e ações de prevenção e reparação ao racismo e suas diversas formas de manifestação, como o racismo religioso.
A abertura do Encontro contará com uma Apresentação Cultural de alguns Ogans. Em seguida, teremos uma Roda de Conversa com lideranças de Umbanda e de Candomblé de diversas Nações da cidade de Lavras, que falarão sobre suas trajetórias de vida e a história dos terreiros que são líderes. A roda de conversa será mediada pela Amanda Aparecida Torres de Oliveira, da Fraternidade Águas de Maria.
O evento está sendo organizado pelo “Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa” @dialogosobservatorio , e tem o apoio do “Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR Lavras)” @cmpirlavras.mg .
Saiba mais
A abertura do Encontro contará com uma Apresentação Cultural dos Ogans do “Ilê Axé Omim Oyá”. Em seguida, teremos uma Roda de Conversa com lideranças de Umbanda e de Candomblé de diversas Nações da cidade de Lavras, que falarão sobre suas trajetórias de vida e a história dos terreiros que são líderes. A roda de conversa será mediada pela Amanda Aparecida Torres de Oliveira, da Fraternidade Águas de Maria.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, em memória do Massacre de Sharpeville, ocorrido no mesmo dia, em 1960, em Joanesburgo, na África do Sul. O objetivo deste dia internacional é instalar uma rede intercontinental de conscientização pela eliminação da discriminação racial em todo o mundo.