sábado , 12 outubro 2024
Lar Notícias Em reunião com vice-governador, reitor da UFLA propõe a criação de Centro de Inteligência Artificial
Notícias

Em reunião com vice-governador, reitor da UFLA propõe a criação de Centro de Inteligência Artificial

Proposta é que a estrutura do Centro seja aportada no Parque Tecnológico da UFLA.

Na quarta-feira (11/9), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para tratar de projetos estratégicos para a Universidade e a possibilidade de investimentos para a criação de um Centro de Inteligência Artificial. O encontro, que teve como pauta principal o apoio para  projetos de inovação tecnológica nos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso, contou com a presença do vice-governador Mateus Simões; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Carlos Alberto Arruda de Oliveira; do presidente do Investe Minas, João Paulo Braga, e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

O reitor destacou que a criação de um Centro de Inteligência Artificial será um marco para a Instituição. A ideia é abrigar laboratórios focados em robótica, modelagem climática e biotecnologia, com papel fundamental na pesquisa e desenvolvimento, conectando todas as áreas da UFLA sob a tríade da inovação. Ao apresentar o projeto executivo, Scolforo enfatizou que, além da criação de novas tecnologias, o objetivo será o fomento ao empreendedorismo, através de bolsas de inovação e apoio a startups.

A proposta é que a estrutura do Centro seja aportada no Parque Tecnológico da UFLA, contribuindo para a atração de empresas âncoras e startups, gerando emprego e oportunidades para estudantes e egressos. “Este é apenas o começo de uma jornada que transformará a UFLA em um centro de excelência em inteligência artificial e inovação tecnológica”, afirmou.

Os participantes da reunião manifestaram o apoio à iniciativa, destacando a importância do projeto para o desenvolvimento regional. Destacaram ainda o papel estratégico da UFLA no cenário educacional e tecnológico de Minas Gerais, promovendo avanços que impactarão diretamente a economia e a qualidade de vida da população.

Além de Lavras, o Câmpus Paraíso, que teve recente reconhecimento como Parque Tecnológico e a denominação IpêTech,  também deverá ser beneficiado com investimentos. Foram discutidas as necessidades de cursos noturnos de graduação alinhados às demandas locais e o fortalecimento das estruturas de pesquisa. Hoje o Câmpus Paraíso conta com três cursos de graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção, além do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), curso de primeiro ciclo, com uma formação que ocorre em três anos.

Outras reuniões serão realizadas para o detalhamento da proposta. Além das instituições presentes nesta primeira apresentação, outros apoiadores serão buscados para a viabilidade do projeto.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Horas após queda de avião , helicóptero dos bombeiros cai em distrito de Ouro Preto

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu na madrugada deste sábado (12),...

Após 37 dias, Copasa anuncia fim do racionamento de água em Lavras

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) anunciou a suspensão do...

Diocese celebrará Dia Nacional da Juventude em Carrancas

Faltam 17 dias para a celebração do Dia Nacional da Juventude 2024...

3ª edição da Feira Literária de Lavras discute feminino na literatura e homenageia Adélia Prado

A 3ª edição da Feira Literária de Lavras chega recheada de atrações...