A história do Laboratório Santa Cecília é sinônimo de confiabilidade, eficiência e amor. Ele nasce nos anos 60 através de uma sociedade de médicos, mas, em 1971, o farmacêutico-bioquímico Dr. José Alair Couto, 78 anos, passa a ser o proprietário da empresa.
Nascido em Boa Esperança, Dr. José Alair cresceu em Coqueiral, tendo realizados seus estudos nas cidades de Paraguaçu, Varginha e Três Corações (ESA). Concluiu seus estudos em Belo Horizonte, onde ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Nesse período fez estágios nos mais renomados hospitais da capital, como Felício Rocho e Baleia, atuando ao lado José Carlos Basques, José Lustosa Cabral, nomes importantes da medicina mineira.
Dr. José Alair Couto sempre foi um apaixonado pela medicina. Quando aportou em Lavras em 1971, chegou a morar por um ano num apartamento da Santa Casa de Misericórdia, onde costumava ajudar nos plantões de emergência. Ele se recorda com saudade de sua relação com os médicos Paulo Celani (in memoriam) e Paulo Menicucci (in memoriam), cuja generosidade o marcou.
Casado com Maria Deli Figueiredo Couto, nosso retratado trabalha ao lado da equipe do laboratório, formada pelos filhos: Dra. Alessandra de Figueiredo Couto Ticle (farmacêutica-bioquímica), André de Figueiredo Couto (farmacêutico-bioquímico) e Dra. Adriana de Figueiredo Couto Fonseca (dentista).
O Laboratório Santa Cecília é o primeiro e único laboratório de análises clínicas de Lavras a ser Certificado pela Norma Internacional ISO 9001. Também foi o primeiro laboratório de Minas Gerais e quarto do Brasil a ser Acreditado pela ONA — Organização Nacional de Acreditação do Ministério da Saúde e da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em parceria com diversas instituições de saúde do país.
“Graças a Deus nosso laboratório só cresceu. Trabalhamos com os mais rigorosos sistemas de análises clínicas, desta forma temos de olhar sempre para a frente, a fim de oferecer o melhor para nossos clientes”, finalizou Dr. José Alair Couto.