quinta-feira , 21 novembro 2024
Lar Notícias Documentário biográfico do lavrense Carlito Maia foi exibido em rede nacional
Notícias

Documentário biográfico do lavrense Carlito Maia foi exibido em rede nacional

Lavrense Carlito Maia: (1924-202) personalidade ganha trajetória em filme.

Foi ao ar nesta quarta-feira (13), pela TV Cultura, o documentário biográfico “Um Criador Infernal”, que traça o perfil biográfico do publicitário brasileiro Carlito Maia. O filme é produzido no ano do centenário do seu nascimento.

A direção assinada pelo cineasta João Batista de Andrade, coloca em cena diferentes facetas desse “criador infernal”, que tinha sempre à mão canetas vermelhas e pretas para criar. Para Carlito Maia, criar era uma aventura ousada.

Nascido em19 de fevereiro de 1924 em Lavras, Minas Gerais, o lavrense. Foi office boy, homem de comunicação, publicitário, escritor, amigo, companheiro e humanista. Ele faleceu em junho de 2002, na capital paulista.

Carlito Maia ficou conhecido pela sua liberdade em criar fases que o tornaram conhecido em todo o Brasil.

O publicitário tinha uma personalidade multifacetada e deu origem as expressões “Calhambeque”, “Tremendão” e “Ternurinha”, apelidos dados a Erasmo Carlos e Wanderléa, a denominação “Jovem Guarda” e a série ‘Vigilante Rodoviário’ para a televisão.

Na Rede Globo foi responsável pelas campanhas “Guie Sem Ódio”, em 1983, contra a violência ao volante, depois que viveu o acidente de trânsito de sua mãe, e o “Futeboys”, campeonato de futebol de office boys promovido em 1978.

Nos anos 1980, 1990 e início dos 2000, quando ainda trabalhava na TV Globo, enviava flores com bilhetes para artistas, músicos e atores. Segundo Eugênio Bucci: “Quando você recebia um buquê de flores do Carlito Maia, aquilo era uma indicação de que você estava no caminho certo”.

O filme aborda ainda as invenções mais populares de Carlito Maia, como o OPTEI para o Partido dos Trabalhadores, no início dos anos 1980. Ele fazia parte do grupo dos intelectuais de esquerda e era um militante e boêmio convicto.

Estão no documentário depoimentos de amigos, familiares e jornalistas, como sua esposa, Tereza Rodrigues; Boni, publicitário e ex-diretor da TV Globo; Eugênio Bucci, jornalista e professor; Ricardo Kotscho, jornalista e escritor; Nilton Travesso, produtor e diretor de TV, dentre outros.

 

 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Cadelas vítimas de maus tratos são acolhidas pelo Parque Francisco de Assis

Em 20 de novembro de 2024, militares do Grupamento de Polícia Militar...

Ex-aluno da Ufla morre em acidente automobilístico

Um ex-aluno da Ufla morreu nesta segunda-feira (18) após um acidente automobilístico....

Castração de animais continua a todo vapor em Lavras

A Prefeitura Municipal de Lavras informa que a castração de cães e...

Atletas lavrenses conquistam medalhas de bronze no Campeonato Brasileiro de Capoeira

Dois atletas lavrenses representaram o Estado de Minas Gerais e conquistaram o...