quinta-feira , 14 novembro 2024
Lar Notícias Documentário biográfico do lavrense Carlito Maia foi exibido em rede nacional
Notícias

Documentário biográfico do lavrense Carlito Maia foi exibido em rede nacional

Lavrense Carlito Maia: (1924-202) personalidade ganha trajetória em filme.

Foi ao ar nesta quarta-feira (13), pela TV Cultura, o documentário biográfico “Um Criador Infernal”, que traça o perfil biográfico do publicitário brasileiro Carlito Maia. O filme é produzido no ano do centenário do seu nascimento.

A direção assinada pelo cineasta João Batista de Andrade, coloca em cena diferentes facetas desse “criador infernal”, que tinha sempre à mão canetas vermelhas e pretas para criar. Para Carlito Maia, criar era uma aventura ousada.

Nascido em19 de fevereiro de 1924 em Lavras, Minas Gerais, o lavrense. Foi office boy, homem de comunicação, publicitário, escritor, amigo, companheiro e humanista. Ele faleceu em junho de 2002, na capital paulista.

Carlito Maia ficou conhecido pela sua liberdade em criar fases que o tornaram conhecido em todo o Brasil.

O publicitário tinha uma personalidade multifacetada e deu origem as expressões “Calhambeque”, “Tremendão” e “Ternurinha”, apelidos dados a Erasmo Carlos e Wanderléa, a denominação “Jovem Guarda” e a série ‘Vigilante Rodoviário’ para a televisão.

Na Rede Globo foi responsável pelas campanhas “Guie Sem Ódio”, em 1983, contra a violência ao volante, depois que viveu o acidente de trânsito de sua mãe, e o “Futeboys”, campeonato de futebol de office boys promovido em 1978.

Nos anos 1980, 1990 e início dos 2000, quando ainda trabalhava na TV Globo, enviava flores com bilhetes para artistas, músicos e atores. Segundo Eugênio Bucci: “Quando você recebia um buquê de flores do Carlito Maia, aquilo era uma indicação de que você estava no caminho certo”.

O filme aborda ainda as invenções mais populares de Carlito Maia, como o OPTEI para o Partido dos Trabalhadores, no início dos anos 1980. Ele fazia parte do grupo dos intelectuais de esquerda e era um militante e boêmio convicto.

Estão no documentário depoimentos de amigos, familiares e jornalistas, como sua esposa, Tereza Rodrigues; Boni, publicitário e ex-diretor da TV Globo; Eugênio Bucci, jornalista e professor; Ricardo Kotscho, jornalista e escritor; Nilton Travesso, produtor e diretor de TV, dentre outros.

 

 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Autor de incêndio florestal em Carrancas pagará é autuado em quase R$11 milhões

Em 14 de novembro de 2024, após semanas de trabalho, o Grupamento...

Zema encaminha à ALMG projeto de privatização da Cemig e da Copasa

O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), protocolou, nesta...

Acampamento reunirá mais de 2 mil adolescentes em Lavras

Entre os dias 14 a 17 de novembro, a cidade de Lavras,...