Centenas de lavrenses reverenciaram seus entes queridos nos cemitérios paroquiais São Miguel, Saudade e Parque da Paz neste sábado (2), Dia de Finados.
O grande afluxo de pessoas aos campos santos, dificultou a vida de quem precisou estacionar seu veículo. O comércio de ambulantes, com a venda de velas e flores, lucrou com a data. Houve celebrações de missas nos três cemitérios ao longo do dia.
Origem
O feriado é uma ocasião de homenagem e celebração da vida após a morte. Segundo registros históricos, uma das primeiras civilizações a celebrar os mortos foi a asteca, onde se homenageava Mictlantecuhtli, o deus do submundo e Senhor do Reino dos Mortos.
No Brasil, o Dia de Finados, em 2 de novembro, segue o calendário da Igreja Católica, que estabeleceu a data logo após o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro. O Vaticano considera o Dia de Todos os Santos uma celebração para aqueles que viveram segundo a proposta divina.
Portanto, o Dia de Finados serve como uma continuidade das celebrações iniciadas em 1º de novembro. No entanto, cristãos protestantes geralmente não celebram o Dia de Finados, pois não acreditam no Purgatório nem na prática de rezar pelos mortos.