sábado , 23 novembro 2024
Lar Notícias Dengue: MG pode registrar pior cenário do país
Notícias

Dengue: MG pode registrar pior cenário do país

MG: Casos de dengue prováveis contabilizam 34.198.

O cenário epidemiológico da dengue no Brasil está cada vez mais grave. Nos primeiros 27 dias de 2024 já ocorreram 12 mortes em decorrência da doença — sendo que há ainda 85 em investigação — e mais de 120 mil casos prováveis em todo país. Os dados são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizados ontem. Devido à situação, Acre, Distrito Federal e Minas Gerais decretaram situação de emergência.

O governo de Minas Gerais publicou, ontem, decreto emergencial em virtude das 11.490 confirmações de dengue nas três primeiras semanas do ano. A medida permite que o governador tome atitudes administrativas para conter o avanço da doença — como a aquisição de insumos, materiais, e contratação de serviços necessários. O texto ainda instala o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, coordenado pela Secretaria de Saúde, para acompanhar a evolução dos casos. O decreto tem vigor de 180 dias.

Conforme o painel, apesar de Minas Gerais estar em terceiro lugar no número de incidência da dengue, os casos prováveis contabilizam 34.198 — mais que todos os outros estados que formam o ranking. A possível confirmação da doença nessas pessoas pode inserir MG em patamar similar ao mais grave do Brasil atualmente.

Vacina 

O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar vacinas contra a dengue no sistema público de saúde. Produzida pelo laboratório japonês Takeda, os imunizantes serão destinados, inicialmente, a regiões com maior incidência e transmissão do vírus, contemplando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A estratégia de vacinação será anunciada nesta quinta-feira (25/01), pelo Ministério da Saúde, em uma coletiva de imprensa às 9h.

A Qdenga foi avaliada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias (Conitec) no SUS e deve atender municípios de grande porte com alto índice de transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em consideração altas taxas de contaminação nos últimos meses. O público-alvo, em 2024, serão crianças e adolescentes, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Loja Maçônica 20 de Julho reúne comunidade para celebrar seus 22 anos

A @lojamaconica20dejulho celebrou , nesta quinta-feira (21), os seus 22 anos de fundação....

Lavras: Instituições de caridade recebem 252 kg de pescado apreendido

Em 21 de Novembro de 2024, considerando o Período da Piracema 2024/2025,...

PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro...

Prestes a ser lançada, Rota de Cicloturismo de Lavras promete ser marco histórico

Um dos projetos turísticos mais bem estruturados a serem implantados na cidade,...