Um dos mais importantes símbolos da religiosidade do povo lavrense, o Cruzeiro localizado na rodovia Zito de Abreu (Estrada do Madeira), foi alvo de um incêndio na noite desta terça-feira (1º).
Trata-se de um dos espaços históricos mais importantes da cidade, visto ser próximo da sesmaria, o marco inicial da a cidade.
A sesmaria, nomenclatura usada no Brasil Colônia, era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens.
O Cruzeiro da estada do Madeira é usado para diversos fins religiosos católicos de rituais de religiões de matrizes africanas. As causas do incêndio são ainda são desconhecidas.
Relato
Um morador que reside próximo ao local relatou à reportagem do Curta Lavras que o incêndio pode ter sido criminoso.
“Eu escutei um barulho forte. Os cães latiam muito. Quando me aproximei do local. Eu vi um veículo na estrada e as chamas no Cruzeiro quando em aproximei. As chamas começaram na base do pé da estrutura. O barulho que eu ouvi foi dos braços da cruz que caíram”, disse.
A Secretaria Municipal do Patrimônio Histórico fará uma visita técnica ao local na tarde desta quarta-feira (2) para apurar os prejuízos provocados pelo incêndio.
Tradição
Em Minas Gerais, os cruzeiros, frequentemente encontrados em áreas rurais e urbanas, são marcos religiosos que simbolizam a fé e a história da região. Eles surgiram como expressões da devoção católica, representando a cruz como símbolo central do cristianismo e da paixão de Cristo.